24 de novembro de 2024

Professores de Tiradentes participam de seminário sobre a primeira infância

Iniciativa é da Casa Nutri, Instituto Tragaluz e Prefeitura de Tiradentes.

A manhã deste sábado, 11 de março, foi enriquecedora para os professores de Tiradentes. Eles participaram do 2º Seminário “Primeiro, a primeira infância”, promovido pela Casa Nutri, Instituto Tragaluz e Prefeitura de Tiradentes, que aconteceu nas dependências da Pousada Pequena Tiradentes. O evento teve casa cheia e contou com as presenças do prefeito Nizio Barbosa, e dos secretários municipais de Educação, Valdo Rosa e Jania Costa, da Saúde, bem como da Presidente da Câmara Municipal, vereadora Luciana Venturini, além do presidente do Instituto Tragaluz, Pedro Navarro e o médico Ailton Alves, palestrante do dia, entre outros convidados.

Durante a cerimônia de abertura, Nízio Barbosa revelou sua satisfação com o projeto desenvolvido no município pela Casa Nutri e Instituto Tragaluz com a parceria da prefeitura. “Foi um presente, este projeto, para Tiradentes. A gente está honrado por esta escolha”, disse. E completou: “Quem vem pra somar é muito importante e o Instituto veio pra ajudar. Estou feliz por saber que o trabalho continua para beneficiar a nossa cidade”, completou.

Em entrevista exclusiva ao Viver Tiradentes a Secretária Municipal de Saúde, Jania Costa (foto ao lado), falou a respeito, ressaltando que o projeto chegou “no momento certo”. “Quando tomamos conhecimento da existência de desnutrição infantil aqui em Tiradentes, isso nos incomodou bastante. E de lá pra cá a gente tem feito levantamentos e esta parceria tem mostrado que realmente o poder público hoje, precisa ter à sua volta os nossos empresários, os amigos e parceiros. E o resultado vem acontecendo, porque já estamos ampliando o nosso trabalho. Ano passado a gente trabalhou com casos pontuais e este ano, com a participação da Secretaria de Educação estamos orientando os professores a atuarem também na educação alimentar”, explicou. O objetivo é preparar o professor para ele atuar junto ao aluno que apresentar deficiência nutricional, completou Jania.

O projeto desenvolvido pela Casa Nutri com o Instituto Tragaluz consiste no diagnóstico e tratamento da desnutrição infantil em Tiradentes. Em muitos casos, essa situação ocorre devido a uma alimentação que mata a fome, mas não nutre a criança porque o alimento consumido não tem as vitaminas, proteínas e sais minerais que ela necessita, desencadeando problemas de saúde variados. É aí que o Instituto Tragaluz atua, conforme explicou seu presidente, Pedro Navarro, que trouxe para a cidade o Casa Nutri, uma ONG presente em vários países do mundo e que no Brasil atua somente em Tiradentes fazendo o acompanhamento dessas crianças. Além disso, o Instituto fornece ovos às crianças desnutridas e seus familiares como fonte de proteína diária neste trabalho de recuperação da desnutrição.

Pedro Navarro (esq.) e Ailton Alves estão à frente do projeto contra a desnutrição infantil em Tiradentes.

Para falar sobre o tema, que nas estrelinhas reforça a urgência de prestar atenção prioritariamente à primeira infância, o médico Ailton Alves que também é presidente de Comitês Intersetoriais de Programas de 1ª Infância da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Presidente e coordenador da ABC/Casa Nutri. Ele foi enfático ao dizer que a sociedade precisa dar mais atenção à primeira infância. Também contou sua experiência atuando nesta área ao longo de sua carreira e passou dicas importantes para os professores sobre sintomas de desnutrição e despertou em cada um o olhar especial para esta realidade ainda tão presente no Brasil. Além disso, respondeu perguntas do público. Para encerrar o seminário, todos os participantes foram até o restaurante Tragaluz onde foi servido um almoço de confraternização.