Viver Tiradentes Blog Vai Rolar Rua Direita recebe uma multidão no Banquete da Inconfidência

Rua Direita recebe uma multidão no Banquete da Inconfidência

O governador Romeu Zema e o deputado Wilson Batista também participaram.

Na noite desta quarta-feira, 23 de abril, a Rua Direita, um dos símbolos de Tiradentes, foi palco de um dos eventos mais emocionantes da Semana da Inconfidência: o Banquete da Inconfidência. Com mais de 200 metros de extensão e a participação de 33 restaurantes locais, o evento reuniu uma multidão em torno de uma causa maior: celebrar a história, a gastronomia e a identidade mineira.

Cerca de 2 mil refeições foram distribuídas gratuitamente à população, que compareceu em massa ao evento. Isso fez com que a chamada “maior mesa do Brasil” ficasse pequena diante de tanta gente. A comunidade se uniu em um ambiente de festa e respeito às tradições, num gesto coletivo de pertencimento e reconhecimento à própria história.

O governador Romeu Zema participou da abertura do evento e reforçou o papel de Tiradentes no contexto da Inconfidência Mineira. “Até o meu governo, apenas Ouro Preto, a cidade em que o Mártir da Inconfidência morreu, era lembrada. Eu reconheci Tiradentes e Ritápolis, que foi onde ele nasceu, como partes essenciais nesta história, fazendo justiça com estas duas cidades”, afirmou. Ele também destacou o apoio do Governo de Minas aos eventos do município.

As organizadoras Juliana Ferreira e Fernanda Fonseca (foto acima) emocionaram o público ao destacarem a mobilização coletiva que tornou o evento possível. “A união de todos foi essencial para que o Banquete acontecesse”, disse Juliana. Fernanda aproveitou para pedir apoio do Estado para as próximas edições. “Queremos repetir mais vezes, com o suporte que o evento merece.” Um dos momentos mais comoventes da noite foi a homenagem prestada por Juliana ao chef Clebinho, falecido recentemente. “Se vivo fosse, com certeza estaria aqui conosco, como das outras vezes”, declarou ela, com a voz embargada.

O Banquete da Inconfidência não é apenas um evento gastronômico. É também um resgate da memória coletiva. Inspirado em um banquete realizado em 1788 na casa do Padre Toledo, em Tiradentes — que celebrou o batizado dos filhos de Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora e marcou a primeira reunião conspiratória da Inconfidência — o evento moderno relembra esse sonho de liberdade que brotou no coração da antiga Vila de São José.

Além de homenagear os inconfidentes mais conhecidos, a celebração também jogou luz sobre personagens frequentemente esquecidos pela historiografia oficial, como o próprio Padre Toledo, Bárbara Heliodora e Hipólita Jacinta. Uma reparação simbólica que ganha força quando vem acompanhada de comida farta, mesa compartilhada e emoção coletiva.

O deputado estadual Dr. Wilson Batista (foto abaixo), destacou a importância do evento afirmando que “Tiradentes provou, mais uma vez, que sua história não está apenas nos livros: ela pulsa nas ruas de pedra, no cheiro da comida mineira, nos discursos emocionados e nas mãos que cozinham e servem — unidas por um mesmo ideal.” Em seguida parabenizou a todos os organizadores e a administração municipal pelo Banquete da Inconfidência.

Sair da versão mobile