Atividade está em alta e dispõe de guias treinados.
Para os amantes do Ecoturismo, Tiradentes, a famosa cidade histórica mineira, vem recebendo cada dia mais turistas interessados em conhecer a sua riqueza natural. Sim, o ecoturismo na cidade está em franca evolução, graças à sua localização geográfica que tem a magnífica Serra de São José como principal atração. Mas não é só ela. O entorno de Tiradentes também rende ótimos passeios à pé ou de bicicleta, ou até mesmo de carro para quem quer fazer algum percurso pela Estrada Real.
Quem conta um pouco sobre o ecoturismo em Tiradentes é a geógrafa Débora Cristina Rocha Marques (foto ao lado), que se identificou com esta atividade quando estava concluindo sua graduação e foi fazer um trabalho de campo na Serra de São José. Gostou tanto do lugar que decidiu ser guia de turismo dos, assim como ela, amantes da natureza. Há sete anos Débora divide esta atividade com seu trabalho em um restaurante da cidade. “É uma Serra que possui um bioma com floresta de transição em baixo, e cerrado em cima. Um famoso corredor ecológico, inclusive é uma APA (Área de Proteção Ambiental)”, começa.
Hoje ela leva grupos específicos, que chegam de todas as partes do país, para um passeio na Serra de São José. Há dois roteiros, sendo que o completo não é recomendado para crianças nem a pessoas sedentárias. “Para os que não estão acostumados temos um que dura cinco horas entre a Trilha do Carteiro até a do Mangue. A gente vai e volta no mesmo dia”, diz. Para os sedentários ela dá outra dica: “Fazemos uma caminhada de vinte minutos, com saída do Bairro Pacu em direção a uma cachoeira, que fica na Serra, onde dá para mergulhar e aproveitar bastante”, garante.
Já o passeio completo, revela, leva dois dias e é preciso acampar na serra, onde tem uma área de camping bem cuidada”, informa. Além disso é preciso levar comida e água potável, além de outros equipamentos que o turista julgar necessário, orienta. Outra recomendação dada por Débora – e que deve ser seguida à risca – é nunca fazer o passeio sem um guia experiente para evitar transtornos e até acidentes, inclusive, há registros de pessoas que se perderam no percurso, conta. Há, também, o Circuito das Águas, que sai lá do outro lado da serra e que vale muito a pena fazer, garante.
Débora também lembra que há passeios de bicicleta super concorridos que são encantadores pela beleza da natureza, entre outras opções. Ela mesma diz percorrer com frequência estes trajetos a lazer, e aconselha os ciclistas a desbravarem a região onde, assegura, “vão encontrar muita coisa interessante no caminho”.
Para conhecer um pouco mais o trabalho de Débora é só acessar o seu Instagram @debrica2. Quem quiser contratá-la para um passeio pela Serra de São José pode ligar para 32 98475-3378.