Iniciativa do Governo de Minas objetiva potencializar turismo, cultura e economia criativa.
Tiradentes e Ouro Preto foram escolhidas pelo governo de Minas para sediarem a Semana da Inconfidência, evento cultural e artístico que começa amanhã, dia 14, e termina no próximo dia 23, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”. Inédito, o projeto é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com as prefeituras das duas cidades.
O objetivo, conforme informou a Secult, é iniciar uma nova abordagem para as comemorações de 21 de abril, quando é celebrado o Dia da Inconfidência, conectando, pela primeira vez, Tiradentes e Ouro Preto, duas cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira. A programação inclui mais de cem atividades, para além de atos cívicos e agendas oficiais, com a promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, atribuiu a iniciativa à proposta feita pelo governador Romeu Zema, solicitando que a Inconfidência fosse celebrada por todos, contribuindo assim para o reconhecimento do legado dos ideais de liberdade nos dias de hoje. “Preservar e celebrar a história é criar pertencimento e futuro com os pés na terra e sempre com a liberdade, expressa na nossa bandeira, como síntese e união entre passado e futuro”, afirmou.
Em Tiradentes, uma extensa programação tem início nesta sexta-feira, 14, com a abertura do Festival Mineiridade, que até domingo, 16, vai marcar o fim de semana com inúmeras atrações, tendo como foco o café e o queijo, duas das maiores tradições mineiras, além das não menos famosas quitandas. O evento vai acontecer no Largo das Forras onde o público poderá apreciar essas delícias e aprender mais sobre o preparo de cada uma delas com cursos de torra de café, maturação de queijos e harmonização com vinhos, dentre outros.
Já a Semana da Inconfidência, que vai comemorar os 231 anos da morte do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, começa na noite de 19 de abril, com o “Banquete da Inconfidência”. Trata-se de iniciativa de Juliana Ferreira, Fernanda Fonseca e Ralph Justino, com apoio da Prefeitura de Tiradentes, Sicoob, Fartura, COPASA e Rede Minas, proprietários de restaurantes, bares e comerciantes que vai oferecer gratuitamente pratos típicos para moradores da cidade e turistas, em uma grande mesa montada ao longo da Rua Direita.
O auge das comemorações será o 21 de abril, quando, a partir das 10 horas, será realizada uma cerimônia cívica no Largo do Sol com a presença de autoridades e hasteamento de bandeiras, apresentações da banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11o BIMth), Orquestra e Banda Ramalho, Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco, desfile das escolas municipais e chegada do “Fogo Simbólico” para acendimento da “Pira da Liberdade”, coordenada pela Equipe Tirarunners, entre outras atrações.
Até o dia 23 diversas atrações culturais também vão agitar a cidade, como o show do violeiro Chico Lobo, o conceituado grupo tiradentino de música Quinteto Bravíssimo, além de lançamentos de livros e apresentações teatrais como as comédias “O diário sexual de uma mulher feia” e “A comedia das encalhadas”. Outra iniciativa que promete ser muito concorrida é a viagem noturna da Maria Fumaça até São João Del Rei, com saída da estação ferroviária de Tiradentes às 19h, sendo a composição puxada pela locomotiva 41 tipo Ten-Wheeler (4-6-0) Baldwin Locomotive Works.
Para ver a programação completa faça o download do arquivo abaixo e participe.
Programação Semana da Inconfidência
Fonte: Governo de Minas e Prefeitura de Tiradentes | Fotos: