18 de julho de 2024

Setembro é de muitas atrações em Tiradentes

Tem a Festa em Honra a Nossa Senhora das Mercês e assista aos Concertos na Matriz.

Setembro está recheado de atrações em Tiradentes. A Prefeitura, através de sua Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer está realizando a “Estação Primavera” que, além de movimentar a Cultura no município também comemora os 200 anos da Independência do Brasil. A programação começou dia 1º e termina no próximo dia 30 e está bastante variada com oficinas, eventos religiosos, música, além da solenidade cívica de 7 de setembro, e muito mais.

Quem vai a Tiradentes entra em contato direto com as suas igrejas o que faz a cidade ter também um turismo religioso bastante concorrido. Ao longo do ano a cidade é palco de diversas festas e eventos promovidos pela Igreja Católica, como a que vai acontecer entre os dias 21, 22 e 23 de setembro, chamada Festa em Honra a Nossa Senhora das Mercês (foto acima). Durante estes três dias são celebradas missas, realizado um Tríduo e uma bela procissão percorre algumas ruas do Centro Histórico que, este ano, vai contar com a participação da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho.

Outro destaque nesta programação do Estação Primavera são os concertos na Matriz de Santo Antônio. A bela igreja que tem fachada assinada por Aleijadinho, abriga um órgão barroco que veio de Portugal em 1785 e está em pleno funcionamento. É através dele que acontecem as apresentações. A próxima será nesta sexta-feira, 16, e sábado, 17, com Adriana Abid, e cuja receita será em prol da Orquestra e Banda Ramalho, daquela cidade. No dia 23 de setembro a apresentação será com o Duo Maria Amélia Viegas (órgão) e Salomé Viegas (flauta).

O concerto acontece sempre às sextas e sábados, a partir das 20 horas quando é apresentado o Roteiro Histórico Narrado. Em seguida, os acordes do histórico órgão tomam conta de toda a nave interior da Matriz. Para assistir a este espetáculo é preciso adquirir o ingresso (que tem tiragem limitada) na portaria da Matriz de Santo Antônio. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 32 99135-0020 que também é WhatsApp.

Fonte: Prefeitura de Tiradentes e Paróquia Tiradentes