Iniciativa é uma ode ao Brasil profundo e ao Pantanal.
A Sherwin-Williams, líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos, em parceria com o designer e pesquisador Rodrigo Ambrosio, apresenta a Coleção Pantaneira, doze cores que traduzem uma ode ao Brasil profundo e ao Pantanal, enaltecendo as tonalidades e texturas do artesanato das comunidades originárias locais, além de homenagear a riqueza visual da fauna e flora desse bioma.
A paleta de cores será lançada durante a Semana Criativa de Tiradentes, que acontece entre 17 e 20 de outubro, em Tiradentes. Pelo quinto ano consecutivo, a marca é a tinta oficial do evento, cujo objetivo é exaltar a criatividade brasileira, promovendo a troca de saberes entre designers e artesãos.
“A coleção remete às habilidades do feito-à-mão e à potência da natureza, mas também dialoga com as tendências para 2025, identificadas durante a nossa pesquisa de comportamento. Por essa fusão entre o tradicional e o contemporâneo, a Pantaneira traduz também a essência da Semana Criativa em tons de azuis, verdes, terrosos e ocre”, diz Patrícia Fecci, especialista em cor e gerente de marketing da Sherwin-Williams.
“A paleta lança um olhar atento às matérias primas utilizadas pelos povos originários, como as fibras buriti, taboa e carandá; madeiras, sementes e cerâmica. Nessas belas cores pantaneiras exaltadas por nós, cabem respiros da natureza e a alma de um Brasil essencial”, conta Ambrosio, que visitou durante três anos artesãos da região e os povos Terena, Kinikinau e Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, com o Projeto Pantaneira. Os resultados e as experiências obtidas na iniciativa são detalhados no livro “A Pantaneira”, a ser lançado pelo designer durante a Semana Criativa de Tiradentes.
Paixão pela brasilidade
No ano em que completa 80 anos de atuação no Brasil, a Sherwin-Williams exalta parte dessa história com a exposição, “Identidades cromáticas: cores regionais brasileiras”, organizada por Alexandre Rousset, arquiteto e cenógrafo.
A mostra reunirá seis paletas de cores lançadas pela marca homenageando regiões ou movimentos culturais do país: Bahia (2020), Tiradentes (2021) e Minuano (2022), feitas em parceria com designer Pedro Franco; Cores de Janete (2023), resultado de uma curadoria feita em conjunto com os filhos da artista e com Rodrigo Ambrosio; Parintins (2024); e Pantaneira (2024). O espaço contará também com um painel exclusivo do artista JB Lazzarini.
“Nossa exposição evidencia o compromisso da marca em valorizar a brasilidade por meio das cores”, diz Patrícia. Alexandre Rousset conta que, diante de um universo tão rico e extenso de cores, optou por selecionar, em cada uma das coleções, uma tonalidade quente e uma fria. “A ideia, então, foi distribuir estas cores no espaço de modo que o visitante ficará imerso primeiro no conjunto das cores quentes e, as cores frias se revelam ao longo do percurso na exposição”, explica o arquiteto.
A exposição fica na Casa Sherwin-Williams, espaço de inspiração e acolhimento aos visitantes da feira. Além da mostra, o local abriga o credenciamento para participar do evento e conta com lounge para encontros e relaxamento durante a intensa programação da Semana Criativa. A Casa Sherwin-Williams está localizada no Sobrado Aimorés, na Rua Direita, número 159, em Tiradentes.
Cores pelo Brasil e pelo mundo
Além dos lançamentos da mostra e da Coleção Pantaneira, a Sherwin-Williams traz à Semana Criativa de Tiradentes um pouco das nuances de outras regiões brasileiras e de diferentes nações. Nesse sentido, o jornalista, apresentador e escritor, Zeca Camargo, irá conduzir, junto com Patrícia Fecci, o bate-papo: “Um mundo de cores no Brasil”.
Com ampla bagagem, o jornalista é referência em viagens, arte, música e gastronomia. Durante sua trajetória, observou as cores de milhares de manifestações culturais no Brasil e no mundo. Zeca já visitou mais de 100 países e mais de mil lugares brasileiros e vai compartilhar um pouco de suas histórias e percepções no evento.
A palestra tem o oferecimento da Sherwin-Williams, que busca contribuir todos os anos com uma programação diversificada. As palestras e oficinas da Semana Criativa abrangem uma ampla gama de temas ligados à criatividade, inovação e tendências culturais.
Walking tour “Becos de Tiradentes”
Outra tradição da Sherwin-Williams durante a Semana Criativa é levar o público para conhecer a história de Tiradentes. Este ano, a marca continua ofertando aos participantes da Semana Criativa o walking tour “Becos de Tiradentes”. O premiado passeio é uma oportunidade de conhecer um lado mais escondido e autêntico da cidade, passando por vielas muitas vezes despercebidas por turistas ouvindo histórias e curiosidades da região e do período colonial do Brasil.
Fonte: Sherwin-Willians | Foto: Marcelo Lopes