22 de novembro de 2024

Tiradentes e suas atrações religiosas na Quaresma e Semana Santa

Tiradentes e suas atrações

Cidade também atrai turistas por conta de seus eventos religiosos.

Fé, espiritualidade, riquezas naturais, aventura, patrimônio histórico e os sabores da nossa cozinha. Tudo isso e o calor humano dos moradores fazem o passeio a Tiradentes ser inesquecível com desejo de retornar em breve. Neste tempo de Quaresma, então, a cidade é um destino certo para quem quer fazer o turismo da fé, que atrai pessoas de todas as regiões do Brasil e até do mundo e movimenta a economia da criatividade.

Conforme informa a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), 36% dos turistas que visitam o estado têm como principal motivação conhecer locais e festas de riqueza histórico-cultural, incluindo bens e eventos religiosos, gerando uma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano. O turismo da fé em Minas Gerais, e Tiradentes é exemplo disso, é uma potência que não se resume apenas à Semana Santa.

A cidade, que recebe milhares de turistas o ano inteiro, tem entre os atrativos mais visitados exatamente a Matriz de Santo Antônio (foto acima), cuja arquitetura atrai os olhares e seu interior, rico em ouro e obras de arte magníficas, permite uma viagem no tempo e contato direto com a história. Aliás, as igrejas de Tiradentes são um capítulo à parte para quem vem à cidade e merece toda atenção do turista. Para completar este passeio de fé, os museus da Liturgia e o de Sant`ana são paradas obrigatórias.

A quaresma e a Semana Santa se destacam no calendário do município. E para quem quer visitar Tiradentes nesta época, por exemplo, vai participar das Comemorações em Honra ao Senhor Bom Jesus dos Passos, que teve início em 16 de fevereiro e se estenderá até o próximo dia 17 de março. Neste primeiro final de semana de março, a programação prevê a realização de missa às 19h com saída da Via Sacra da Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza percorrendo as Capelas Passos até chegar à Matriz de Santo Antônio onde será celebrada uma missa.

Quanto a Semana Santa a programação também é bastante intensa e diversificada e deverá ser divulgada nos próximos dias. Nos anos anteriores um dos destaques é a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, que acontece nas ruas do Centro Histórico da cidade sob o olhar atento e a devoção de milhares de fiéis.

*Com informações da Agência Minas | Foto: Arquivo