24 de novembro de 2024

Tiradentes está na fase final do programa Destinos Turísticos Inteligentes

Dez municípios selecionados vão receber assessoria do SEBRAE e BID.

O município de Tiradentes está na segunda fase do programa “Turismo Futuro Brasil”, que vai selecionar dez destinos turísticos brasileiros que receberão assessoramento para elaborar instrumentos de planejamento e implementação de ações-chave para sua consolidação como Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Esta metodologia – DTI, foi desenvolvida pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) da Espanha e adaptada pelo Sebrae para a realidade brasileira, em 2016, nas suas iniciativas de apoio ao desenvolvimento do turismo.

A analista de Competitividade do Sebrae Ana Clévia Guerreiro explica o conceito. “Para o Sebrae, Destinos Turísticos Inteligentes são aqueles territórios sustentáveis que proporcionam experiências inesquecíveis, segundo eixos definidos: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade, sendo esse último em sua perspectiva econômica, ambiental e social”, explicou. Ela destaca ainda como será esse apoio aos municípios vencedores: “O foco será na gestão de dados, inovação, sustentabilidade e experiência e isso contribuirá para que esses destinos tenham um novo posicionamento no mercado nacional e internacional, em consonância com o perfil dos novos viajantes”, afirmou.

Os dez destinos selecionados serão beneficiados com uma consultoria técnica que os apoiará na elaboração dos seguintes produtos customizados:

▶️ Elaboração, atualização ou aprimoramento de estratégia e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes;
▶️ Delimitação de plano operacional para a implementação da estratégia desenhada; e
▶️ Apoio na implementação de até duas ações-chave para o fortalecimento e consolidação dessas estratégias durante o período de vigência do apoio.

Os destinos contarão com uma equipe de especialistas que os apoiará de forma personalizada no desenvolvimento das ações acima elencadas. Elas incluem tanto a formulação estratégica associada ao DTI, como a efetiva implementação de ações-chave, que devem ser aderentes à estratégia incialmente traçada e aos produtos enfocados pela cooperação técnica.

Nesta segunda etapa, Tiradentes concorre com outros 78 municípios, quando toda a documentação enviada será avaliada, agora de forma classificatória. Os dez municípios melhores pontuados vão participar do Programa. A previsão é que o resultado final seja divulgado até a primeira quinzena de março de 2023.

* Com informações do Sebrae. Foto: Arquivo