Iniciativa busca construir o primeiro Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural.
Tiradentes sediou nesta quarta-feira, 27 de agosto, etapa do projeto Andanças pelo Patrimônio, do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que busca construir o primeiro Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural e as diretrizes para o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) de forma participativa e democrática.
O encontro aconteceu no Centro Cultural Yves Alves com a presença da Superintende do IPHAN em Minas Gerais, Maria do Carmo Lara Perpétuo (foto abaixo), a chefe do Escritório daquele órgão em Tiradentes, Bruna Lúcia Santos, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Moisés Oliveira, servidores locais e da região, além de representantes de vários setores da sociedade.
O objetivo do encontro – que está acontecendo em diversas cidades do país – é fortalecer o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) e criar um marco regulatório para o sistema, que organize e fortaleça as políticas de patrimônio em todo o país. Além disso, será elaborado o primeiro plano nacional para o patrimônio cultural, garantindo sua concretude e perenidade.
Assim como o SUS – Sistema Único de Saúde – e o SUAS – Sistema Único de Assistência Social – o projeto busca consolidar a institucionalização do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural, tornando-o mais eficiente e inclusivo. “Ao fortalecer as políticas de patrimônio, o Iphan visa garantir a preservação da diversidade cultural brasileira e promover a sustentabilidade econômica das comunidades que vivem do patrimônio”, revelou Maria do Carmo.