Registro de contágio pela bactéria Streptococus A motivou a medida.
A Secretaria Municipal de Educação de Tiradentes-MG, através de seu titular, Valdo Rosa, informou no final da manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, a suspensão das aulas na rede municipal de ensino nos dias 26 e 27, próximas quinta e sexta-feira. O motivo são os casos registrados de crianças acometidas pela bactéria Streptococus do grupo A.
Nestes mesmos dias, aquela Secretaria vai realizar uma desinfecção especial nas escolas e nos ônibus escolares, conforme revelou Valdo, mas que desta vez, será feita com produtos específicos a fim de manter o ambiente seguro e livre de bactérias, o que vai permitir a retomada das aulas normalmente e sem risco na próxima segunda-feira, 30 de outubro.
Marcelo Andrade, Secretário Municipal de Saúde, veio a público informar sobre os casos de infecção por Streptococus do grupo A na região de Tiradentes. Ele explicou sobre os sintomas de quem contrai a bactéria que são dor de garganta, febre e infecção na pele. Mas os Streptococcus do grupo A podem causar uma série de outros problemas – e alguns deles são mais graves.
O principal é a escarlatina, que afeta principalmente crianças pequenas e costuma melhorar com o uso de antibióticos. Outro é a febre reumática, uma inflamação das articulações, o coração e o cérebro, normalmente fruto de uma infecção que não recebeu o tratamento adequado. Em ocasiões raras, pode gerar um quadro invasivo, em que a bactéria vai parar na corrente sanguínea ou nos pulmões. Nessas situações, a enfermidade é mais preocupante e pode ser mortal.
O Streptococus A passa de uma pessoa para outra por meio do contato próximo ou através de tosses e espirros. Os surtos às vezes acontecem em lugares como escolas e casas de repouso. Não existe vacina contra esta bactéria. A melhor forma de combater a infecção é fazer o diagnóstico no tempo adequado e tomar os antibióticos prescritos pelo médico.
As principais formas de prevenção envolvem os cuidados básicos de higiene, como lavar bem as mãos, cobrir o nariz e a boca durante tosses e espirros e não compartilhar objetos de uso pessoal com alguém que está infectado.
Com informações do jornal Estado de Minas | Foto: Pexels