18 de julho de 2024

Visitar as igrejas em Tiradentes é um passeio inesquecível

Uma boa opção é fazer Circuito Histórico-Religioso, lançado recentemente.

Você que está se programando para visitar Tiradentes, coloque aí na sua listinha de “onde ir na cidade”, um tour pelas igrejas. É um dever de todo turista ir a cada uma delas para conhecer de perto sua beleza singular e toda a imponência do barroco. Uma coisa é certa: você vai ficar impressionado com a riqueza de detalhes, a presença marcante da fé que motivou a construção destes monumentos e a história peculiar de cada uma delas. Um mergulho num período muito rico da nossa história.

A Paróquia de Tiradentes é quem também define os dias e horários de visitação. Recentemente ela lançou o Circuito Histórico-Religioso que consiste na visitação da Matriz de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu da Liturgia. Para fazer este tour você pode adquirir um passaporte, por apenas R$ 15 por pessoa, que dá direito a visitar os três locais. É preciso ficar atento aos horários em que estes espaços estão abertos (veja ao final da matéria), sendo que o Museu da Liturgia funciona de quinta-feira a sábado, das 10h às 17h e aos domingos das 10h às 14h.

De acordo com a Paróquia de Tiradentes o Circuito é uma forma do turista vivenciar mais profundamente a tradição da fé católica da cidade de Tiradentes, visitando as igrejas que são belos templos católicos e exemplares únicos da arquitetura colonial, além de completar a experiência conhecendo todos os objetos litúrgicos das igrejas que se encontram no Museu da Liturgia.

Você também pode visitar as igrejas de forma aleatória mediante aquisição de ingresso na hora. Em algumas igrejas a entrada é gratuita. Veja abaixo quais recebem turistas, os dias e horários de visitação.

Igreja Matriz de Santo Antônio

✞  Quarta-feira, das 9h às 17h
✞ Quinta-feira e sexta-feira, das 9h às 17h
✞  Sábado das 9h às 16h30
✞  Domingo e Segunda das 9h às 14h

Santuário da Santíssima Trindade

✞  Terça a sábado das 9h às 11h e 13h às 15h

Capela de São João Evangelista

✞  Sábado das 9h às 17h
✞  Domingo das 9h às 14h

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (foto)

✞  Quarta e quinta-feira, das 9h às 17h
✞  Sexta-feira e Sábado das 9h às 17h
✞  Domingo das 9h às 14h

Capela de São Francisco de Paula

✞ Sexta-feira, sábado e domingo

Fonte: Paróquia de Tiradentes