Primeiro Museu sobre o tema da América Latina, tem um acervo com mais de 430 peças.
Em 14 de abril de 2012 foi inaugurado em Tiradentes, o Museu da Liturgia. Primeiro da América Latina, foi inspirado nos trabalhos e nas práticas da fé para ser um espaço cultural e de pesquisa. Também celebra a intensa devoção religiosa local e suas manifestações ao longo dos últimos três séculos.
O Museu da Liturgia funciona na antiga casa paroquial de Tiradentes, e oferece a seus visitantes um rico acervo composto por mais de 430 peças de uso litúrgico e também arte sacra, como pinturas, prataria, ex-votos, esculturas, imagens, objetos em metal e madeira, paramentos, missais e outros artigos religiosos de diversas tipologias.
Ele foi pensado para atender ao público de diversas idades, grupos e interesses. A presença de Marionetes, jogos lúdicos, terminais multimídia com touchscreen, além de todo o acervo cultural presente fazem da visita ainda mais interessante. Desde sua inauguração recebe visitantes de todo o Brasil, bem como de outros países.
Situado à rua Jogo de Bola, 15, Centro de Tiradentes, o Museu da Liturgia fica aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17 horas, sendo que a bilheteria fecha meia hora antes. É possível comprar um passaporte que dá direito a visitar também a Matriz de Santo Antônio e a Igreja Nossa Senhora do Rosário por apenas R$ 15.
* Com informações e reproduções fotográficas do Museu da Liturgia.