8 de setembro de 2024

Curtas produzidos nas oficinas Processos Audiovisuais Cocriativos são exibidos

Evento integra a Mostra de Cinema de Tiradentes Abraça a Cidade – 25 anos.

O Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes-MG, recebeu na noite desta quinta-feira, 11 de maio, uma plateia especial para assistir aos curtas produzidos pelos integrantes das oficinas “Processos Audiovisuais Cocriativos” e, ainda, produções que foram realizadas em Tiradentes. A iniciativa faz parte da Mostra de Cinema Tiradentes Abraça a Cidade e contou com a participação dos alunos da Escola Estadual Basílio da Gama e do Projeto Toque de Mãos, formado por mulheres da cidade.

Foram apresentados os curtas “Juntos Somos Muitos”, produzido pela Universo Produção, empresa responsável pela Mostra de Cinema de Tiradentes. O documentário contou a história de 26 anos desse evento que tornou-se referência no cinema nacional. Em seguida, foi exibido “Cores de Tiradentes” abordando o trabalho de pesquisa de cores feitos por artesãos da cidade na composição de seus trabalhos.

Logo em seguida, foram apresentados os curtas produzidos pelos alunos da Escola Basílio da Gama e pelas mulheres do Projeto Toque de Mãos. O primeiro, intitulado “Clube dos Seis” conta a rotina de seis alunos na escola. E, encerrando a noite, foi exibido o curta “Tocar” em que faz uma abordagem ao universo da dança, do bordado e do artesanato. A emoção do grupo de se ver na tela superando o desafio de produzir um filme a partir de uma ideia foi o diferencial da noite.

Para a CEO da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallack (foto acima), realizar este evento na cidade era um projeto para 2022, mas devido a pandemia acabou adiado. “Mas hoje estamos aqui concluindo esta etapa que nos enche de orgulho”, afirmou. O secretário de governo da prefeitura de Tiradentes, Rogério de Almeida, salientou a importância do evento prestigiar a população local. “Eu como tiradentino estou muito feliz e orgulhoso de ver este trabalho concluído”, comentou. Já Sônia Úrsula, coordenadora do projeto Toque de Mãos, contou um pouco sobre o desafio que foi criar o filme. “Foi uma experiência única, enriquecedora e mostrou mais uma vez a nossa capacidade de superar desafios”, disse. Quem também esteve prestigiando o evento foi o Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sérvulo Matias Filho.