18 de julho de 2024

Desfile de escolas marca a solenidade da Inconfidência Mineira

Desfile de escolas marca

Solenidade aconteceu nesta manhã no Largo do Sol.

Uma cerimônia alusiva ao líder da Inconfidência Mineira e marcada pela participação dos estudantes da rede municipal de ensino, aconteceu na manhã deste domingo, 21 de abril, no Largo do Sol, em Tiradentes. O prefeito Nilzio Barbosa e prefeitos da região, além de vereadores e demais autoridades, participaram da solenidade que contou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, de Tiradentes e de todos os estados da Federação sob os acordes da Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha – Regimento Tiradentes.

A rede municipal de Educação é composta por seis escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de duas creches, totalizando 730 alunos. Nesta manhã alunos do Coral da Escola Municipal João Pio interpretaram uma canção e as demais desfilaram durante as comemorações da Inconfidência Mineira, revelando uma identificação entre o indivíduo e sua pátria além de fortalecer a identidade nacional e valorizar a educação como ferramenta de transformação social. Após a solenidade, foi realizada no Largo das Forras diversas brincadeiras para as crianças.

Ainda durante a cerimônia o prefeito Nilzio Barbosa, o vice Reinaldo Noronha e o presidente da Câmara Municipal de Tiradentes, João Marcos Guimarães Silva depositaram uma coroa de flores no monumento ao Alferes Tiradentes. Logo em seguida a equipe de atletas Tira Runners trouxe o fogo simbólico da pátria que foi entregue ao prefeito para acender a Pira ao lado da estátua do Mártir da Inconfidência. Teve uma declamação de poesia pelo Grupo Teatro Entrevista e a participação da Orquestra Ramalho.

Em seu pronunciamento Nilzio lembrou que o município é o guardião da memória de Tiradentes e que vai continuar preservando sua história e a valorização do município. “Conservar Tiradentes não é manter a cidade em redoma, como também cultuar o Tiradentes não é perder-se numa retórica alheia aos conflitos da realidade brasileira. Salvaguardar sua cidade significa apenas respeito aos bens culturais e naturais que a particularizam no centro urbano do país”, afirmou Nilzio.

Veja as fotos na galeria abaixo.