18 de julho de 2024

Modernismo será homenageado em Tiradentes

Modernismo será homenageado em

Evento marca os 100 anos da passagem dos modernistas por Tiradentes.

A partir desta quinta-feira, 25 de abril, até o próximo dia 27 do mesmo mês, o evento “Caravana das Artes: 100 Anos de Modernismo em Tiradentes” irá movimentar a cena cultural da cidade com uma rica programação. O seminário terá sua abertura na quinta-feira, às 18h, no Centro Cultural Yves Alves, seguindo com uma série de ações na sexta-feira e no sábado, incluindo palestras, visitas guiadas e apresentações musicais.

A ação visa rememorar e celebrar a expedição dos Modernistas por Minas Gerais no ano de 1924, completando exatos 100 anos, na qual estiveram presentes Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e seu filho Nonê, Godofredo da Silva Telles, Olívia Guedes Penteado, René Thioller e o poeta franco-suiço Blaise Cendars.

Motivados a explorar o Brasil profundo e suas vastas expressões, entre 15 e 30 de abril de 1924, o grupo passou por São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte e Congonhas, prestigiando as tradições locais, como a Semana Santa, além de visitar as igrejas históricas. Essa visita foi um fator primordial para o desenvolvimento de um novo olhar sobre o patrimônio histórico e artístico nacional, fomentando ações de manutenção e preservação posteriormente.

Toda a programação é gratuita, e os seminários contarão com certificado de participação.

Fonte: Prefeitura de Tiradentes | Foto: Reprodução internet