18 de julho de 2024

Exposição no prédio da Antiga Prefeitura reflete o Barroco e o Rococó

Exposição no prédio da

Vários artistas reunidos mostram as diversas facetas destes estilos artísticos.

A Sala de Cultura Eros Conceição que fica no prédio da Antiga Prefeitura de Tiradentes vai sediar a exposição coletiva “Tradição e Renovação Contemporânea”, que será aberta no próximo dia 19 de março e ficará aberta ao público até 31 do mesmo mês. O horário de visitação é de 15h às 21h, sendo que no último dia as visitas vão acontecer de 10h às 13h.

A iniciativa apresenta obras de Rodrigo Barbosa e Rondinelly Santos (talhas e esculturas), Vinicius Rosa Rios e Wid Santos (pinturas), Robson Matias (mandalas iluminadas), alunos da APAE Tiradentes, moradores do Abrigo Tiradentes (artesanatos diversos). Trata-se de uma celebração única da arte Barroca e Rococó, pilares da rica herança cultural de Tiradentes.

A exposição “Tradição e Renovação Contemporânea” pretende refletir as interpretações únicas destes artistas sobre o Barroco e o Rococó mineiro, com um novo olhar, único e contemporâneo a cada peça, sendo uma expressão individual e autêntica. O objetivo, conforme explicam os artistas, é despertar a consciência sobre a importância da arte, especialmente entre os jovens, para preservar a tradição que tem sido transmitida de geração em geração.

Esta exposição não só enaltece a beleza e a importância da arte local, mas também abre um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, promovendo uma apreciação renovada entre os jovens e contribuindo para a preservação da cultura em Tiradentes. Além disso esta exposição destaca o impacto econômico positivo da arte barroca e rococó na comunidade, reforçando o artesanato local como uma fonte vital de renda.

Fonte: Prefeitura de Tiradentes | Foto: Arquivo