Minas Gerais é o segundo maior produtor de cachaça do país.
Hoje, 13 de setembro, é o Dia Nacional da Cachaça, e Minas Gerais é o berço da cachaça de alambique e concentra o maior número de cachaçarias registradas no país: são mais de 600 atualmente. As informações são do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária.
Aqui em Tiradentes o setor vem crescendo rapidamente, inclusive na legalização das cachaçarias, conforme informa dois técnicos daquele órgão e representantes do projeto “O legal merece um brinde”, que promove a regularização do setor em Minas, Carolina Almeida e Braz Henilson Machado.
Eles explicam que o fortalecimento da cadeia produtiva no território mineiro começou em 2019, quando o IMA passou a atuar na fiscalização da bebida a partir de uma delegação de competências do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada em 2018.
“Na época, o estado contava com 183 estabelecimentos registrados e, com a intensificação das ações fiscais, o número saltou para 251, já no primeiro ano de atuação do instituto”, lembra Carolina.
“Em 2023, a fiscalização direta pelo IMA foi encerrada pelo Mapa, mas o trabalho de valorização e regularização da bebida seguiu com o projeto “O Legal Merece um Brinde”, que ampliou ações de conscientização e capacitação em todo o estado”, completa Braz.
Por meio de ações que combinam educação, fiscalização e comunicação estratégica, o projeto já impactou diretamente produtores, comerciantes e consumidores em todo o estado, alcançando milhões de pessoas com informação, conscientização e inspiração, além de estimular o aumento no número de alambiques regularizados.
No perfil do instagram @vivertiradentes você assiste à entrevista com Carolina e Braz.

