21 de novembro de 2024

Prefeitura de Tiradentes cria programa de alimentação para o servidor

Projeto Dona Joaninha está previsto para começar ainda neste primeiro semestre.

O exemplo de uma vida levou a prefeitura de Tiradentes a criar um serviço inédito de alimentação para os servidores municipais. Ainda neste primeiro semestre estará funcionando o Projeto Dona Joaninha, na Cantina municipal, que está em fase final de reforma. Por meio dele, os servidores que quiserem poderão almoçar no local, refeições cuidadosamente preparadas pelas nutricionistas do município totalmente gratuitas.

Projeto de lei neste sentido foi aprovado pela Câmara Municipal de Tiradentes em fevereiro último e sancionado pelo prefeito Nilzio Barbosa. O Programa de Auxilio Alimentar aos servidores da Prefeitura de Tiradentes, denominado “Dona Joaninha”, vai funcionar diariamente, para servir almoço aos servidores que queiram se alimentar na prefeitura. A exceção é para os professores que fazem suas refeições nas escolas onde trabalham.

As obras na cantina municipal seguem avançando a todo vapor com a colocação de pisos, azulejos, pias e torneiras. Nos últimos dias o fogão industrial também chegou ao local. A previsão é de que a cantina seja reinaugurada no final de junho, caso o cronograma de trabalho não sofra nenhum imprevisto. A prefeitura ainda não tem uma previsão do número de servidores que vão se alimentar na cantina, mas prevê uma adesão significativa, já que o programa resulta em economia para o servidor.

Conheça Dona Joaninha

Joana Lucinda Barbosa, conhecida carinhosamente por Dona Joaninha, foi casada com Joaquim Barbosa e mãe de 9 filhos. Ela dedicou sua vida a ajudar o marido nos afazeres da fazenda, armazém e açougue.

Pequenina, olhos azuis, voz baixa e serena, esta grande mulher era dona de uma doçura e bondade inigualáveis, acolhendo sempre todos que em sua casa passasse.

Tinha em suas mãos a magia de transformar insumos em pratos deliciosos. Todos que passavam em sua casa sempre saiam de lá alimentados. Este seu jeito de ser a levou a ser considerada sinônimo de humanismo. Com esta homenagem a prefeitura de Tiradentes resgata a história desta grande mulher para que ela seja lembrada pelos seus atos por todos os tiradentinos.

*Informações Prefeitura de Tiradentes | Fotos: Thaís Andressa