O recurso será destinado aos projetos aprovados na Lei Dalma, de incentivo à Cultura.
O prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, formalizou na manhã desta segunda-feira, 10 de abril, o repasse de recursos para os projetos aprovados na lei de incentivo municipal à Cultura, denominada Lei Dalma. A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu no Centro Cultural Yves Alves. Isto quer dizer que ao longo deste ano os projetos aprovados serão realizados.
Também estiveram presentes o Secretário de Governo, Rogério de Almeida, o Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sérvulo Matias Filho, o Superintendente de Turismo, Guilherme Pinto Carvalho, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Políticas Culturais (Comtur), Ricardo Montenegro, e os contemplados pela Lei Dalma em Tiradentes.
Ao todo foram selecionados vinte e oito projetos, sendo vinte apresentados por cidadãos vinculados à cultura local e oito para instituições que atuam no mesmo setor. Em seu pronunciamento Nilzio Barbosa ressaltou a importância de promover a cultura local e de criar mecanismos para fomentar o setor.
– Essa é uma das bandeiras que defendemos. Por isso caminhamos ao lado dos produtores locais, sempre dialogando e buscando formas de impulsionar a economia criativa, garantindo que pessoas e empresas possam executar ações e projetos de alto nível,” salientou.
Sobre a Lei Dalma
Fruto de um planejamento da administração municipal e resultado do Fórum Municipal de Cultura que aconteceu em setembro de 2022, cuja pauta foi a construção coletiva de uma lei de incentivo à cultura, visando atingir um maior número de profissionais da área, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Com o apoio da Câmara Municipal, a lei é um mecanismo que possibilita a atuação de agentes culturais de diversas áreas, proporcionando incentivo e reconhecimento por meio da administração municipal e pela comunidade tiradentina.
O nome da lei é uma homenagem a Dalma Fernandes Ferreira, nome importante na história de Tiradentes, que contribuiu fortemente com a cultura e arte local, apoiando e fomentando atividades no setor. O Secretário de Cultura, Sérvulo Matias Filho, lembra que o legado de Dona Dalma “tem um valor inestimável e merece todo o nosso reconhecimento.”
Aqui você vê quais os projetos aprovados e que vão receber os recursos da Lei Dalma.
Fonte e foto: Prefeitura de Tiradentes