18 de julho de 2024

Romeu Zema visita Tiradentes nos festejos da Inconfidência Mineira

Romeu Zema visita Tiradentes

Governador, o vice e o Secretário de Cultura, estiveram neste sábado na cidade.

Tiradentes recebeu na tarde deste sábado, 20 de abril, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o vice-governador professor Mateus Simões, e o secretário de estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, dentro das comemorações da Semana da Inconfidência, que acontece também – paralelamente – com a participação da cidade de Ouro Preto, cujo slogan deste ano é “A Liberdade Mora em Minas”.

O prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, o vice, Reinaldo Noronha e o Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Tiradentes, Sérvulo Matias Filho, o vereador presidente da Câmara Municipal de Tiradentes, João Marcos Guimarães Silva, entre outras autoridades municipais estiveram presentes.

O objetivo do evento foi iniciar uma nova abordagem para as comemorações do dia 21 de abril, quando é celebrado o Dia da Inconfidência, conectando Ouro Preto e Tiradentes, duas cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira. A programação inclui mais de cem atividades, para além de atos cívicos e agendas oficiais, com a promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa.

Durante os pronunciamentos o prefeito Nilzio Barbosa agradeceu a presença do governador e demais autoridades lembrando que o local onde estavam simbolizava a luta pela liberdade e justiça. Ele completou: “nenhum sentimento representa melhor nossa alma do que o sentimento de liberdade.” Em seguida lembrou os 232 anos da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o filho mais ilustre da cidade, afirmando que “hoje vemos o quanto valeu a pena terem alimentado o sonho da liberdade e o transformá-lo em realidade”, disse Nilzio.

O Vice-governador, Professor Mateus, lembrou uma conversa anterior com o prefeito Nilzio sobre a importância de Tiradentes para o turismo em Minas e no Brasil. No contexto da Inconfidência, ele disse que “Tiradentes representa nesse momento – para Minas Gerais – a prova daquilo que o mineiro é em essência, pois recebe bem todos de braços abertos, apresenta o que fomos no passado e uma gastronomia especial, mas que continua vivendo a liberdade enquanto princípio”, destacou.

Romeu Zema destacou a importância da Semana da Inconfidência afirmando tratar-se da “Via Crucis da liberdade”. O governador disse querer que a Semana da Inconfidência seja mais robusta, que extrapole Ouro Preto como sempre foi, valorizando a nossa história e marcando a nossa tradição”, analisou. Ele também elogiou o trabalho do Secretário de Cultura de Minas, Leônidas Oliveira, dizendo que ele vem “valorizando a mineiridade como poucas vezes vimos, além das nossas tradições e, por fim, trazendo o turista para nossas cidades. Este é o nosso intuito: fortalecer as nossas tradições e mostrar aquilo que nós temos de tão bom, como Tiradentes”, finalizou.