Evento será aberto oficialmente às 19h no Centro Cultural Yves Alves.
Será aberta oficialmente às 19 horas desta quarta-feira, 15 de março, a 12ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, o Foto em Pauta. Considerado um dos principais eventos do gênero no Brasil, o recorte conta com mais de mais de 500 trabalhos produzidos por artistas do Brasil e do exterior, além de workshops, debates e atividades educativas sobre o universo da fotografia.
Organizada pelo fotógrafo Eugênio Sávio, a iniciativa comemora seu décimo segundo ano de existência em 2023 – um marco importante, especialmente diante do quadro precário que a cultura nacional vive na atualidade. “Isso sem dúvida mostra como o festival se consolidou como um espaço para discussão da fotografia como linguagem artística contemporânea”, afirma. “Fica claro também o peso que Tiradentes ganhou como um polo radiador nacional para questões da cultura e da arte”, complementa Eugênio.
Ele acredita que o evento tem se mostrado mais relevante a cada nova edição. “Desde o início, o festival teve uma aceitação muito rápida. Agora, no entanto, temos notado um crescimento significativo no que diz respeito à qualidade do material que trazemos para o público. Amadurecemos muito ao longo dos anos e conseguimos formar bons curadores e fotógrafos durante o nosso trajeto. Temos muita sorte em poder contribuir para a expansão do entendimento dessa arte tão única e essencial”, observa.
Destaques
Entre os destaques da programação do festival está a exibição “Outros Outros”. Com curadoria de Pedro David e João Castilho, a mostra busca examinar a arte fotográfica de uma perspectiva distinta, como um polo catalisador de visões heterogêneas.
Outro ponto alto esperado nesta edição é a exposição “Moradores”, que, após viajar por 30 territórios brasileiros, retorna agora para Tiradentes com o desafio de reencontrar os habitantes que compartilharam suas recordações afetivas uma década atrás, quando o projeto foi inaugurado na cidade.
Haverá também a exposição “Travessias” – resultado do encontro das fotógrafas Andrea Bernardelli, Andrea Nestrea, Fernanda Chemale, Marian Starosta e Nathalie Bohm –, que usa imagens alusivas à natureza para mostrar como o ser humano está interligado ao meio ambiente ao seu redor, como inseparáveis.
Para completar o programa, o público terá a chance de participar de palestras e oficinas sugestivas, como “Brincando com a luz”, dos artistas Ana Angélica Costa, Miguel Chikaoka e Nado Rohrmann, e “Janela Mágica”, que vai permitir ao visitante observar uma imagem projetada dentro de uma câmara escura gigante.
“Estamos com uma expectativa muito positiva para este ano. Muita gente está se movimentando para ir ao evento e conferir as obras de fotógrafos e fotógrafas que vão estar conosco. É muito bom perceber que a fotografia segue como uma linguagem contemporânea, cada vez mais presente na vida das pessoas”, diz Eugênio Sávio, antes de concluir: “Nossa programação não é apenas para profissionais da área, mas para todo mundo que gosta de imagens, arte e cultura. O festival é um encontro democrático com uma programação bem diversa. E o melhor: tem espaço para todos os gostos”.
Acompanhe o Festival aqui e em nossas redes sociais Instagram (@vivertiradentes) e Facebook (www.facebook.com/vivertiradentes).
Fonte: O Tempo com texto de Alex Ferreira | Fotos: Arquivo e Reprodução Foto em Pauta